31/10/2007

Colorindo o Terminal no Ubuntu Gusty.


Hoje quando estava gravando a minha sessão do desktop, para mostrar os novos efeitos do Compiz-Fusion, percebi de como o Terminal fica transparente muito fácil, e que as cores no terminal passam quase que despercebidas. E foi ai que eu resolvi colorir mais o terminal!

Como no passado eu tinha escrevido um artigo no viva o linux que trata justamente deste assunto, resolvi voltar lá pra dar uma olhadinha. LINK.

No Ubuntu Gusty quando nós iniciamos uma sessão que utiliza a linha de comando, quando o prompt é chamado o primeiro arquivo de configuração a ser olhado pelo sistema é o arquivo /etc/profile. No Ubuntu o arquivo /etc/profile faz apenas uma refência para o arquivo .bashrc em cada $HOME dos usuários.
Isto apenas significa que para setarmos váriaveis de usuários para que sejam iniciadas por padrão, nós devemos fazer isso em nosso arquivo $HOME/.bashrc.
Assim vamos setar a variável de ambiente $PS1(variável responsável pela apresentação do prompt. ex: usuário@maquina:/diretorio $) para ficar com cores e mais informações.

No arquivo $HOME/.bashrc descomente a linha seguinte como abaixo.


# Comment in the above and uncomment this below for a color prompt
#PS1='${debian_chroot:+($debian_chroot)}\[\033[01;32m\]\u@\h\[\033[00m\]:\[\033[01;34m\]\w\[\033[00m\]\$ '
Alteramos para:

# Comment in the above and uncomment this below for a color prompt
PS1='${debian_chroot:+($debian_chroot)}\[\033[01;32m\]\u@\h\[\033[00m\]:\[\033[01;34m\]\w\[\033[00m\]\$ '

Proto agora temos um Terminal Colorido :)
t+

Nenhum comentário: