30/04/2008

Adobe Air - Criando um aplicativo Air no Dreamweaver

Hoje vou mostrar como é fácil criar um aplicativo Adobe Air com o Dreamweaver.

Pré-Requisitos:
Para conseguir seguir este tutorial, você deve baixar e instalar os seguintes pacotes.
Adobe Air.
Adobe Air SDK.
Adobe Air extension for Dreamweaver.

Criando uma aplicação AIR no Dreamweaver.

Primeiro, abra o Dreamweaver e defina um novo site normalmente, após definir o site criaremos a página principal da aplicação.

New -> aplicacao.html

Depois selecione na barra de menus do Dreamweaver o menu Site:

Site -> Air Applications Settings..

Uma nova janela será aberta com alguns campos que precisam ser preenchidos, para que o site em questão ser torne uma aplicação Adobe Air. Nesta nova janela percebemos que alguns campos possuem asteristico, esses campos devem ser preenchidos obrigatóriamente.


Os campos com asteristico são:

File Name - este é o nome usado para o arquivo executável. Por padrão o Dreamweaver utiliza o nome do site como nome do executável. Você pode mudar este nome se preferir, entretanto o nome deve conter caracteres válidos para diretórios e arquivos.

Name - este é o nome que é mostrado ao usuário quando instala a aplicação.

ID - identifica sua aplicação com um ID único. Você pode escolher o ID também, mas não utilize espaço ou caracteres especiais para o ID. Os caracteres válidos para ID são 0-9, a-z, A-Z, . e - .

Version - especifica a versão da sua aplicação. É necessário por.

Initial content - este especifica a página inícial para a sua aplição. Clique em no botão Browse e procure pela página inicial da sua aplicação no diretório raiz.

Window Style - especifica o estilo da janela, window style chrome para usar quando o usuário roda a aplicação no computador dele. O sistema chrome utiliza o controle do sistema para padronizar a janela. Custom Chrome (opaque) elimina os padrões utilizados pelo sistema e permite a você desenvolver o chrome para a sua própria aplicação. Custom Chrome(transparent) é parecido com Custom Chrome (opaque)fazendo com que as bordas fiquem transparents permitindo que a janele se transforme em formas não retangulares.

Window Size - especifica o tamanho que a janela é quando aberta.

Icon - especifica o icone da sua aplicação, para isso utlize imagens PNG. ( as imagens devem estar contidas dentro da pasta raiz do projeto. )

Digital Signatures - esse campo é utilizado para a criação de certificados digitais, com o objetivo de aumentar a segurança de que sua aplicação não seja alterada a menos que o autor seja você.


Program menu folder - especifica um sub-diretório dentro do menu iniciar do windows, é onde você quer que o atalho do seu programa seja criado. ( não utilizado no machintosh ).

Destination - especifica onde você quer salvar o executável (.air ) da sua nova aplicação.

Essas são as opções básicas para a criação de um aplicativo AIR, caso tenha interesse, pode consultar as demais opções na documentação do ADOBE Air online .

Com os campos preenchidos nossa aplicação já pode ser testada, apertando a tecla Ctrl+Shift+F12.

Bom é isso.
Até a próxima, t+.

Um comentário:

Evandro Begati disse...

Este Adobe Air promete e MUITO! A empresa onde trabalho, está migrando seus programas de Clipper direto pra Flex + jsf + postgree!

Essa tecnologia é muito promissora!