23/08/2007

Confusão na hora de particionar o hd para o Ubuntu????????

Em minha faculdade esse semestre estamos tendo a diciplina de Software Livre (eba!!!), e o Linux é o ponto chave da disciplina. Em uma classe onde 97% dos alunos são fiéis usuários de Windows o professor como passo inicial ficou encarregado de profetizar a instalação do Ubuntu Feisty para os demais win-users da sala. Como uso linux a muito tempo o que não éra segredo pra ninguém, eu ficaria encarregado de ajudar o professor auxíliando meus amigos de sala.


Até ai tudo bem, até que fomos ao laboratório repletos de pentiuns 2 700mhz( o palco do show ;) para começar a meter a mão na massa ou melhor no teclado! Fomos ligando os computadores e logo no deparamos com o primeiro problema? Senha na bios!!! A tal senha ninguém na faculdade possuia!!!!! E não éra possivel dar um reset na bios, pois eles não permitem que sejam abertas as CPU's pelos alunos ou professores. Como eu e alguns amigos da faculdade tinhamos adiquiridos nossos notebooks, foi resolvido que voltáriamos a nossa sala e fariamos o processo de instalação em um notebook com a saída no retroprojetor desta forma todos assistiriam a instalação do Ubuntu.
Bom fomos logo fazer o combinado. Uma aluna muito legal foi a unica a ceder o notebook para instalar o Ubuntu mas como o próprio professor é um Win-User de carteirinha ele sabe muito pouco de Linux e a garota sabia disto e ela decidiu que só iria deixar instalar o linux em seu note se quem o instala-se fosse eu! o_0 !!!!!!!!
Aceitei né! Depois de muitos anos instalando slackware na maquina logo pensei o Ubuntu é coisa de criança.
Beleza fui logo instalando, até o momento em que chegamos na tela de particionamento do HD, e os problemas começaram, pois eu queria particionar manualmente o HD via FDISK e o professor axou melhor usar o particionador do Ubuntu pois a linha de comando com o fdisk poderia não resultar em aprendizado para os win-users já que eles nunca digitaram um 'ls' se quer.
Vejam a tela abaixo:
Foi ai que eu percebi de como a pergunta que o particionador Guiado faz é confuza! Pela pergunta eu entendi que o novo tamanho da particão que seria criada ocuparia o tamanho de 3.6GB e o resto seria a partição Windows, foi o que eu fiz, o_0, no final das contas a partição Windows foi quem ficou com 3.6GB( oh não)
e a partição raiz do Linux ficou com o restante do HD.
Para minha sorte como o HD éra novo tinha poucos dados na partição Windows da menina e não foram apagados seus dados ( uffa... ), mas fiquei muito triste por ter feito essa besteira e não ter capitado a mensagem do particionador.
Gostaria que as pessoas que lêrem este post, comenta-se o seu ponto de vista sobre a pergunta do particionador, pois axo que para um iniciante em Linux isso é um dos principais gargalos para a adoção do Linux.
Eu particulamente acho que o particionador poderia ser mais cláro na pergunta, algo como: x%(xGB)
"Novo tamanho para a partição existente" -----------------------|-----------------------------------
x%(xGB)
"Livre para uso do Linux" --------------------------------------------|------------------------------------------

Desta forma não haveria confusão. :P
t+ galera!

2 comentários:

Art of war disse...

Isso não é nada meu amigo eu mesmo já fui pego com a complicada explicação dos particionadores, mas não pelo Ubuntu mais sim pelo OpenBSD que usa o fdisk.

Mas realmente se eles fossem mais precisos com suas explicações não teriamos este tipos de erros.

O Kurumin que é uma distro para "win-users" usa dois tipos de particionadores um gpart(que acho uma porcaria) o outro cfdisk(que acho mais objetivo).

Não acho nada complicado o cfdisk até porque ele chega a ser mais simples que o fdisk do MS-DOS 6.22.

Então fica a mensagem aqui para não errar em particionar use o cfdisk.
by sun7zu

eltonluc disse...

É confusa mesmo, eu perdi meu windows por causa disto, minha sorte que eu tinha um bkp, mas a trabalheira quase desisti do linux....